top of page
O-127.jpg

KIRTAN

Com Inês Carmo Costa e Sofia Mano
21 de Maio
18h às 20h

Kirtan is for all people. There are no masters of kirtan, no experts, no teachers, no advanced students, no beginners. The practice itself is the teacher, guiding us to ourselves. Kirtan teaches itself by allowing us to enter into a mystery world — a world where all the logic of our minds, all the conditioning and learning are left outside — and we allow ourselves to expand into the mystery.

-Jai Uttal

Kirtan, ou Kirtana, é uma palavra em sânscrito que, na sua origem, significa contar, narrar, enumerar ou descrever mas também chamar, recitar, louvar ou glorificar.

Enquanto prática, insere-se no caminho de Bhakti yoga, o yoga da devoção (o processo de união com o divino - e/ou verdadeiro self - através do amor e da devoção plena). Kirtan é a recitação musical de hinos e mantras (habitualmente em sânscrito - a língua dos deuses), onde está altamente presente a glorificação de divindades da tradição do yoga (mas não só). Aqui não nos referimos meramente a algo exterior e afastado do nosso ser, na sua essência. Pelo contrário, ao entoarmos cada som, mantra ou hino, conectamos e recordamos histórias que estão vivas em todos e cada um de nós.

“It's like an older, deeper, bigger being. It's a space, a presence, a feeling. These names are the names of that place inside of us that is love, pure being, pure awareness, pure joy. Kirtan—and other forms of mantra practice, such as seated meditation—help us uncover that place inside of us, our true nature.”

- Krishna Das

 

A prática de Kirtan, quando feita com intenção, tem o imenso poder de acalmar a mente e o coração, e de reanimar uma imensa sensação de paz.

O nosso círculo de Kirtan será um misto entre call and response (chamada e resposta, onde o mantra é cantado e repetido pelos participantes) e cânticos em conjunto quando o mantra é integrado. Isto faz com que todos possam acompanhar a prática mesmo que não conheçam os mantras (que serão facilitados em papel a todos os participantes).

Um círculo de Kirtan não é um concerto, é um momento de união, contemplação, e entrega onde, recorrendo ao cântico, entoação e repetição de mantras sagrados mergulhamos, em conjunto, numa profunda viagem interna. Um mesmo mantra pode durar entre 3 a 30 minutos (ou mais!!) tornando-se um processo altamente meditativo.  Não precisas de saber cantar. Não precisas, muito menos, de ter uma voz surpreendente para vires a este círculo. Fechas os olhos, e deixas-te guiar pelos sons e melodia do momento. Sentes o que há para sentir, sem expectativas, mas com intenção, e deixas que o coração se torne a maior presença.

  • Círculo de Kirtan

    20€
    21 de Maio, 18h-20h
     

“Porquê” é o nome do meio da Inês. Questionar sempre foi o seu passatempo preferido. Cresceu guardiã do mundo natural, activista e com uma intensa vontade de descobrir e se desafiar mais.Entre viagens à boleia, caminhadas, Índia, e outros destinos, a vida levou-a até ao yoga e o yoga levou-a até à vida. Em 2011 fez o curso de Introdução ao Yoga na Escola Shivananda, em Lisboa, em 2017 o seu primeiro curso de meditação Vipassana, e foi no mesmo ano que completou o Yoga TTC (900hrs), no The Yoga Institute, em Mumbai, na Índia. Desde então que pratica, estuda e ensina esta filosofia milenar. Em 2021 terminou 200hrs de formação na Manu School of Yoga, e iniciou o processo continuo de certificação.

O-167.jpg
A Sofia é professora de yoga experiente, registada e certificada pela Yoga Alliance (E-RYT 500), e especializada em yoga terapia. Dá aulas de yoga, ensina e aprende. A sua formação em psicologia clínica traz inevitavelmente uma componente psicoterapêutica para todo o trabalho que desenvolve. O seu maior desejo é, através do yoga, proporcionar um espaço contentor e seguro onde cada um possa mergulhar numa jornada sincera de autoexploração e autoconhecimento.
Inscrições