Yoga é… 

Acalmar a mente e mergulhar em pura consciência. 

Respiração, compreensão do movimento e sua relação.

Viagem interna

Curiosidade constante

O MEU NOME É SOFIA

Nasci em Lisboa em 1989. Vivi a maior parte da minha vida em Sintra. Perto do mar, das montanhas, das florestas e dos lagos.

Quando era pequenina, a minha família tratava-me por Tuti. Quando era pequenina, o meu desejo para quando crescesse, era ser óculos de piscina. 

 

Yoga é para mim um estilo de vida. Adoro ler, subir montanhas, viajar, pisar areia, ouvir o bater das ondas e imaginar que sou cada onda que volta para o mar. Gosto de fechar os olhos e imaginar. Tenho várias fontes de inspiração: natureza, movimento, corpo, arte, música, silêncio, poesia, e todas as diferentes formas de vida com quem partilhamos este planeta que habitamos. 

 

Acredito que existe algo superior a nós e que a natureza à nossa volta nos lembra disso todos os dias. Não consumo produtos de origem animal. Bebo muita água e nunca bebi café. 

Gosto de pensar que cada pessoa que se cruza comigo tem um propósito na minha vida.

Acredito no amor e na simplicidade das coisas. 

 

Acredito na nossa essência divina. Cada vez mais. E acredito que aquilo que vejo em ti é um reflexo meu, e vice versa. Acredito que se conseguimos imaginar, conseguimos realizar. Gosto de seguir a minha intuição e acredito em sinais.  Tenho medos, dúvidas e dias maus. 

Tinha 23 anos quando fui viajar sozinha pela primeira vez. 

2 Meses. Laos, Tailândia e Bali. Onde me perdi por mais tempo foi num Ashram no sopé do monte Agung, também conhecido como o coração espiritual da ilha de Bali. 

Desde aí já viajei pelo Vietname, Cambodja, Mianmar, Japão, Itália, Jordânia, Turquia. 

 

Vivi nos Emirados Árabes Unidos pouco mais do que três anos, mas passei-os a voar e a visitar os mais variados cantos do mundo. 

56 cidades e 40 países depois, o mapa mundo que tinha estudado e me parecia infinito transformou-se num grão de areia. E ainda bem!! Fui à grande muralha da China, ao tesouro de Petra, ao Coliseu de Roma e ao Cristo Redentor no Brasil. Fiz bungee jumping na ponte de Auckland, viajei durante três dias no rio Mekong, dormi com uma rã nas ilhas Ko Phi Phi, perdi-me nos campos de arroz de Jatiluwih, chorei com o nascer do sol em Bagan, fiquei a dormir num templo em Koyasan…e não tenho um sítio preferido.

Tenho um coração cheio de memórias e cheio de “casas”. Foi a viajar que descobri partes de mim que estavam adormecidas, e me conectei com pessoas e momentos que me fizeram crescer e sentir-me mais eu. Tenho um desejo intenso de conhecer muito mais, de explorar e viver muito mais do que a minha imaginação consegue alcançar.

Terminei o meu curso em Psicologia Clínica e fiz o estágio académico no Hospital de Santa Maria, no serviço de Psiquiatria. Fiz parte do grupo de teatro do ISPA-Instituto Universitário, que acabou por ser o grupo de estudo para a minha tese de mestrado. Corpo, movimento, coesão grupal, encenador e actor foram alguns dos assuntos que estudei em contextos terapêuticos. Trabalhei na Emirates Airlines, um ano como assistente de bordo e, nos dois últimos anos, também integrei o grupo de apoio psicológico a assistentes de bordo. 

 

Em Outubro de 2017 concluí, em Bali, a minha primeira formação como professora de yoga (200hrs certificada pela Yoga Alliance), em Agosto de 2019 terminei a minha formação em Svastha Yoga Terapia (300hrs certificada pela Yoga Alliance), e em Setembro de 2019 a minha última formação como professora de yoga (300hrs certificada pela Yoga Alliance).  Nestes anos, aprendi essencialmente, a ser mais consciente, mais presente, a mim e aos outros. Aprendi que vivemos os mesmos dramas ou dificuldades, mas com diferentes histórias e isso fez-me crer que somos todos feitos da mesma matéria. Aprendi que a maior ferramenta que tenho ao meu dispor é a minha respiração. 

 

Neste momento, estou a aprender a ser mais eu neste nosso mundo de eus e tus. Dou aulas de yoga. Ensino e aprendo. Aprendo e ensino. A minha formação é em Hatha yoga, mas acredito que o que partilho é uma junção de tudo o que já experimentei e adapto sempre as minhas aulas a quem aparece, como aparece e na altura do dia em que o fazem. Para além das aulas, também faço sessões de Yoga Terapia. 

 

Sou curiosa por natureza e o meu desejo é que essa minha porção de ser não pare de crescer.

Sempre senti que a minha missão era servir e ajudar os outros e ajudar-me a mim própria. Hoje tento comunicar a minha mensagem e o meu coração está em tudo o que faço.

Estamos mais perto por aqui...

Segue o meu Instagram

Inspira profundamente. Expira completamente.
Deixa aqui o teu email para mais magia e para te
manteres actualizado/a. 
 
© 2020 by Sofia Mano
  • Sofia Mano Yoga
  • Sofia Mano Yoga Instagram
  • Sofia Mano Yoga SoundCloud
  • Podcast Magia é Respirar
  • Playlists Sofia Mano Yoga