top of page
917nEjZZB5L._SL1500_.jpg

INTRODUÇÃO À MITOLOGIA DO YOGA
ACESSO À GRAVAÇÃO E RESTANTES CONTEÚDOS DO WORKSHOP (DADO EM LIVESTREAM)

Com Sofia Mano
Acesso por um mês desde o momento de compra
Plataforma de conteúdos disponível para acesso
(passo a passo enviado após inscrição)
  • Tenho de seguir a ordem do ciclo? A ordem das aulas? Devo apenas fazer a aula da menstruação quando estou a menstruar por exemplo?
    NÃO!!! As práticas são apenas inspiradas em cada uma destas fases. Sugiro que sigas as intenções por trás de cada uma delas e as pratiques quando a tua intenção do dia ou do momento se aproxime da intenção que trago para cada uma destas práticas: Menstruação (lua nova): Recomeçar. É o momento de recolher e conectar com o que realmente importa. Energia de recolhimento, conforto e introspecção. Pré-ovulação (quarto crescente): Nutrir, crescer, é o início do florescer. Fase de transição, de yin - para yang, da sombra para a luz. É um momento em devemos realmente procurar relaxar pois os nossos níveis de stress irão influenciar a duração desta fase. Esta prática serve precisamente para isso: relaxar, de forma consciente e profundamente conectada com a sabedoria do corpo. Ovulação (lua cheia): Entregamo-nos e honramos o nosso potencial. Energia na mãe (mãe de projectos, mãe de ideias, mãe de vidas!! Todas somos mães!). Sensualidade, energia, dinamismo e flexibilidade, expansão e comunicação. Aqui trabalhamos sobretudo os chakras cardíaco e da garganta. Pré-menstruação (lua minguante): Depois da expressão e da concretização voltamos a sentir uma energia de recolhimento. É uma fase de transição, agora de yang para yin, existe uma sensibilidade psíquica e emocional acentuada, a qual devemos honrar e respeitar. Nesta prática conectamos com o lado feminino e o lado sombra e rendemo-nos profundamente às necessidades do corpo.
  • Quantas vezes devo fazer a prática de yoga nidra?
    A minha sugestão? Duas vezes por semana. Yoga nidra, ou sono profundo, é uma prática ancestral que nos leva ao momento entre o estado a dormir e acordado (aquilo a que chamamos de limbo), estado de profunda conexão espiritual e reconhecimento do Self. É uma prática de relaxamento profundo. Falamos de um relaxamento físico, emocional, mental, espiritual… Alguns estudos sugerem que 30 minutos de yoga nidra equivalem a 2 horas de sono profundo
  • É necessário algum programa ou tecnologia especial para ter acesso às aulas?
    Todos os conteúdos estarão online na tua área de membro. Precisas apenas de internet e um browser que esteja atualizado e já está! O teu login estará disponível para acesso em dois dispositivos diferentes.
  • Depois de subscrever, quanto tempo tenho de acesso às práticas?"
    O teu acesso a este conjunto de aulas é ilimitado! Depois da tua compra podes aceder ao conjunto de aulas “O meu lado lunar”, para sempre e sempre que quiseres!!
  • Como posso aceder ao conteúdo?
    Depois de fazeres a tua compra, irás receber um email automático de confirmação e para acederes ao conteúdo basta ires até à tua área de membro aqui no site, seja no computador ou no telemóvel.
  • As vagas são limitadas?
    Não.
  • Como posso fazer o pagamento?
    Os pagamentos podem ser feitos via cartão de crédito ou débito, caso o teu cartão permita que efetues pagamentos online. Basta veres se na parte de trás tens 3 dígitos. Podes também criar um cartão virtual MB Net através da app MB Way ou então no homebanking/mobile banking caso o teu banco tenha essa opção disponível. Esta opção de criares um cartão MB NET pelo MB Way é bastante simples, podes ver como fazer neste link: https://www.mbway.pt/perguntas/mb-net-mb-way/como-posso-criar-um-cartao-mb-net-no-mb-way

"A mitologia é uma forma de dar sentido a um mundo sem sentido, e os mitos são padrões narrativos que dão significado à nossa existência."

- Rollo May

Desde tempos imemoriais que o ser humano conta histórias e cria, através delas, uma visão do (seu) mundo. Mundo esse que, por sua vez, ganha vida, sentido e significado através de narrativas que exploram a imensa maquinaria da jornada humana. Que nos falam sobre a origem de toda a existência, do supremo, do divino, de propósito e missão. Nós continuamos a contar as histórias que nos contam quem somos, de onde vimos, e o que é importante para nós.

A mitologia é um sistema de crenças, valores e morais que é composto por uma série de narrativas a que chamamos de mito. É, portanto, uma forma de comunicar determinadas “verdades” que não podem ser compreendidas meramente por palavras, mas por um sentir. É onde culturas, povos ou famílias, assentam e perpetuam ideias-chave, crenças, valores, e costumes, através de histórias. 

De onde vimos? Para onde vamos? Qual é o significado da vida? O que é que é verdade? O que é que é correto? O que é que é o bom? E o mau? O certo? O errado?

Os contos mitológicos da Índia antiga respondem a estas perguntas de uma forma muito perspicaz, profunda, e viva. É aqui que assenta a mitologia do yoga. Falamos de histórias que apresentam insights muito profundos relativamente aos princípios, práticas, valores, morais, crenças, e filosofia do yoga. E é isso que faz com os contos sejam tão valiosos para praticantes de yoga - porque trazem uma nova forma de aprender e experienciar esta imensa tradição. 

Neste workshop de introdução à mitologia do yoga exploramos o que é mitologia, mito, as origens e contextualização da mitologia do yoga, sua ligação à mitologia hindu, e a aplicabilidade e importância do mito no caminho do yoga. Por fim, descontruímos 3 mitos que considero centrais e fundamentais para qualquer praticante de yoga: 

 

1. A agitação do oceano cósmico

2. O Sacrifício de Sati 

3. Nachiketa e o seu encontro com a morte (Katha Upanishad)

Em cada um dos mitos é contada a história, explorado o simbolismo e a mensagem por trás da mesma, e, quando aplicável, asanas (posturas físicas) associadas às histórias e porquê.

Contribuição
  • WS Introdução à Mitologia do yoga

    35€
    Acesso a todo o conteúdo do Workshop de Introdução à mitologia do yoga
    Válido por 1 mês
    • Gravação com mais de 3 horas de WS dividida em 4 partes
    • Audio do livestream disponível para download
    • Referências bibliográficas (2 pdf disponíveis para download)
DSC08210_.jpg
E-RYT500.png

A Sofia é professora de yoga Precision and Flow, certificada pela Manu School of Yoga e é professora experiente registada pela Yoga Alliance (E-RYT 500+).

 

Dá aulas de yoga, ensina e aprende. A sua formação em psicologia clínica traz inevitavelmente uma componente psicoterapêutica para todo o trabalho que desenvolve. O seu maior desejo é, através do yoga, proporcionar um espaço contentor e seguro onde cada um possa mergulhar numa jornada sincera de autoexploração e autoconhecimento.

Inscrições
bottom of page